Excel Básico

OBJETIVO: Habilitar o participante no conhecimento, mais prático e aprofundado, de Gerenciamento de Projetos e MS Project®, utilizando o software MS Project® para o cálculo de complexas redes de planejamento úteis para o gerenciamento de projetos no dia-a-dia, além de apontar conceitos, técnicas e ferramentas que os potencializem. Exercícios Práticos - Metodologia Vivencial. 
 
JUSTIFICATIVA: Proporcionar a disseminação de conhecimentos que ultrapassem a barreira de conceitos estritamente teóricos, oportunizando ao profissional de projetos desenvolver a capacidade reflexiva e habilidade na ferramenta Ms Project.

PRÉ-REQUISITOS: MS Project módulo I da Bitável ou similar. 

CARGA HORÁRIA: 20 Horas

Ementa

Mudando a aparência de planilhas

•  Alinhando células: Alinhamento horizontal; Alinhamento vertical; Quebra automática de texto; Orientação.
• Inserindo bordas.
• Retirando as bordas das células.
• Ocultando as linhas de grade.
• Alterando a exibição de casas decimais nas células.
• Alterando a fonte.
• Configurando a cor de fundo das células.
• Formatação de números: Formatando uma tabela.
• Copiando e colando formatos.
• Ocultando e reexibindo linhas e colunas.
• Inserindo comentários nas células.

Sequências

• Alça de preenchimento.
• Listas do Excel: Adicionando uma lista personalizada no Excel; Removendo uma lista personalizada.
• Gerando outros tipos de sequências.

Porcentagem e referência de células

• Cálculos com porcentagem.
• Referências: Tipos de endereços; Nomeando células; Utilizando a célula nomeada em fórmulas; Excluindo e editando um nome; Evitando problemas em células que referenciam fórmulas.

Funções 

• Categorias de função.
• Inserindo uma função: Caixa de diálogo Inserir Função; Utilizando a Faixa de Opções; Utilizando o recurso AutoCompletar; Utilizando a Caixa de nome.
• Operadores de referência.
• Utilizando funções: SOMA; MÍNIMO e MÁXIMO; MÉDIA; HOJE e AGORA; CONT. VALORES; CONT.NÚM; SE; SOMASE; CONT.SE; E; OU; PROCV; PROCH; SUBTOTAL.
• Funções aninhadas: SE com SE; SE com E; SE com OU; SE com PROCV. 

Manuseando planilhas simultaneamente 

• Referências tridimensionais (3D).
• Movendo ou copiando uma planilha.
• Trabalhando simultaneamente com diversas planilhas.

Classificação e filtragem de dados

• Classificando dados: Classificação simples; Classificação por diversas ordens.
• Filtrando dados: Personalizar AutoFiltro; Filtrando valores de texto; Filtrando números; Filtrando valores de data ou hora; Filtrando por cor de célula/fonte ou por ícone.
• Introdução à formatação condicional.

Gráficos, imagens e minigráficos 

• Elementos de um gráfico.
• Tipos de gráfico: Outros tipos de gráficos.
• Criando um gráfico: Outras considerações sobre a criação de gráficos.
• Guia Ferramentas de Gráfico: Subguia Design (Movendo um gráfico para uma planilha inteira; Alterando o tipo de gráfico; Selecionando dados; Alterando a cor das barras; Modificando o eixo vertical; Inserindo linhas de grade verticais; Exibindo uma tabela de dados do gráfico; Adicionando um título ao gráfico; Alterando o estilo do gráfico); Subguia Formatar (Inserindo um plano de fundo; Adicionando um contorno à forma; Alterando a cor de fundo da forma); Alterando o formato do título.
• Imagens: Inserindo imagens em uma planilha ou gráfico; Inserindo um clip-art; Inserindo formas; Criando um elemento SmartArt; Inserindo um instantâneo.
• Minigráficos (Sparklines): Criando minigráficos.
• Personalizando minigráficos: Controlando a exibição de valores (Configurando o estilo dos minigráficos); Excluindo minigráficos das células; Editando as células que geram os minigráficos.
• Inserindo filtro no gráfico.

Modelos, espaços de trabalho e exibições personalizadas

• Modelos: Criando um modelo; Abrindo um modelo; Apagando um modelo.
• Modos de exibição personalizados: Criando um modo de exibição personalizado.

Impressão

• Janela Configurar página: Guia Página; Guia Margens; Guia Cabeçalho/rodapé; Guia Planilha.
• Visualização da impressão.
• Impressão de planilhas e pastas de trabalho: Imprimindo parte de uma planilha; Imprimindo uma ou mais planilhas inteiras; Imprimindo uma ou mais pastas de trabalho.